terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Transbordando Emoção

Quem foram os melhores e mais legais participantes do BBB? e o piores? e aqueles que não disseram a que veio?? Depois de 8 edições do programa, já se passaram pela velha casa mais de 100 participantes.
E eu sempre com meu gosto por listas e mais listas (hahahhaahaha), resolvi fazer um top 20 ou top 50, top 100..sei lah..
Mas vou fazer isso aos poucos.. E vou começar com os 5 maiores de todos os tempos

OBS: Não esperem entre os primeiros Grazi ou Sabrina só pq fazem sucesso hj em dia. Essa lista é uma visão sobre a torcida que tive em cada BBB.

Quando começei a fazer a lista e fui para o primeiro já tive uma escolha dificil...Quem colocar como o top 1? Pra mim Iris e Diego eram do mesmo nível, e nunca escolhi entre os dois, nem no paredão deles. Por isso pensei em colocar os
dois como numero 1, mas isso já ia estragar a lista então resolvi não ficar em cima do muro...Vamos lá.

TOP 5:

1- Iris (BBB7)

É uma escolha dificil, mas eu ainda acho que Alemao foi o que foi dentro da casa muito em função do que a Iris representou para o jogo e para ele. Alemao tinha tudo para ser mais um cara engraçado que ia curtir com a mulherada, beber nas festas e ser eliminado lá pelo meio do programa. A Iris deu uma reviravolta no jogo do alemão. Tambem acho que o Alemão deu uma reviravolta no jogo da Iris, mas acredito que ela poderia ter sido mais parecida com o que foi mesmo sem o alemão dentro da casa. Vai ser muito dificil ter uma mulher do estilo da Iris no BBB. Uma mulher que se entregou de corpo e alma as emoçoes do programa, que enfrentou de peito aberto uma casa inteira contra, mantendo seus valores, suas verdades, suas convicções. Revendo as fitas da festa Pop Sambalanço, é emocionante ver a garra com que ela segurava o Alemão naquela briga com o Airton. Se ela deixasse a briga correr solta, ela teria ganhado o programa mas a emoção falou mais alto. Para os criticos que acham que BBB é tudo jogo e armação, deveriam ver aquelas cenas. Aquilo ali transbodava emoção.





2- Diego Alemão (BBB7)

Não acho dificil ter em outra edição do programa, alguem parecido com o alemão. Dificil é alguem com o estilo do alemão representar no jogo o que ele representou.
Alemão era mulherengo, festeiro, zombeteiro, extrovertido. Mas tambem era sincero, honesto, familia. Acredito que Alemão entrou na casa como uma bomba nuclear armazenada, que não provoca nada quando está "quieta". A questão é que quando essa bomba sofre uma ignição ai o efeito é devastador. A ignação do alemão foi a Iris. Mas precisamente a compaixão que sentiu por ela por tudo o que se passava na casa. Alemão se viu na encruzilhada desse sentimento e no desejo de mostrar aos amigos que ainda era aquele fanfarrão que pegava a mulherada, que bebia pra caramba e que queria era se divertir. Ele ficava entre o "Caipira, tenho vontade de te pegar no colo e cuidar de vc" e o "Caipira, vai se fu...". O que ele não contava talvez e nem o publico era que essa compaixão virasse paixão. E quem sabe amor. Não que não possa existir amor a primeira vista, mas eu acredito muito mais nesse tipo de relação construida do que em alguem que chega do nada e diz que te ama.


3- Rogêrio Gê (BBB5)

Medico e tenente do exercito brasileiro. De cara peguei uma grande simpatia do doutor gê. Ele foi sem duvidas um dos grande lideres que ja se passaram pela casa. Era estrategista, manipulador, grande argumentador. Usava da pressão e do medo em cima dos adversários. Ele entrou na casa com verdadeiras taticas de guerra. Mas entrou de cara limpa, sem meias verdades, entrou pra jogar e nunca escondeu, ao contrario, deixou isso bem claro desde o primeiro dia.
Ele estava ali pelo dinheiro, não estava pra fazer amizades e nem ser hipocrita.
No chamado mundo real, e no mundo dos negocios Gê é o tipo de cara que atropela seus adversários, (como diz o alemão, ele come com farofa). Rogerio foi pra jogar e jogar pesado. Formou alianças rapidamente, montou uma estrategia, se tornou o lider de um conglomerado de 6 pessoas em 1 semana de jogo apenas. Com tudo isso e a forma como ele cativava as pessoas no convivio diario já dava a ele todas as credenciais de um grande vencedor. O que Rogêrio não contava era que o BBB 5 estava disposto a ser uma novela onde seriam dados a eles papeis de vilão e mocinho sem nenhum pudor pela direção do programa. Provas manipuladas, edições mega tendenciosas com direito a historinha de super herois. Boninho fez de tudo para mostrar ao publico em quem ele deveria torcer e quem ele não deveria. O publico não tem culpa, pois 99% das pessoas só acompanham pela edição diaria. Até hoje eu realmente só consigo discutir a fundo o BBB 5 com quem assitiu pelo PPV, debater com quem assistia pelas edições apenas é impossivel.


4- Dhomini (BBB3)

Dhomini não tinha os atributos fisicos para conquistar o publico feminino e nem fazia o tipo de lider masculino. Dhomini chegou a casa como mais um mortal dentre tantos mortais que rondavam aquela casa. É dificil alguem refazer sua vida e sua estrategia dentro de um jogo já em andamento, talvez por isso considere Dhomini o maior jogador de BBB de todos os tempos, pois ele foi o unico dos vencedores que conseguiu montar estrategias para dentro e para fora da casa. A Tatica da comunicação com o mundo externo atraves das cameras começou com Dhomini. Dentro da casa Dhomini articulou por ele mesmo uma aliança feroz em conjunto com as mulheres e conseguiu em sequencia detonar Marcelo e Andreia. Dhomini se viu encurralado pela trupe de Jean Massumi, mas não desistiu do jogo.
Lutou muito e quando viu que seu grupo de influencia estava menor na casa, não se fez de coitadinho como Jean e Pink no BBB 5. Dhomini foi a luta, tentou costurar alianças, montar estrategias, fez tudo que estava ao seu alcance assim como Alemão. Fora da casa, Dhomini jogava com seu romance com Sabrina. Os dois tinham interesses em comum, e sabiam que podiam agradar o grande publico. E vamos falar a verdade? qual o sacrificio de beijar a Sabrina pelo jogo, Nenhum. Não dá para esquecer tambem o fair play de Dhomini na ultima semana. Talvez uma das atitudes mais bonitas de todos os BBBs. Dhomini e Massumi eternos rivais dentro da disputa, se olharam e disseram: "Acabou, o jogo acabou". E os dois se abraçaram. Naquela altura não tinha mais estrategia. Era apenas sentar e esperar. Os jogadores foram embora e os individuos ficaram.


5- Juliana Lopes (BBB4)

Se pudermos colocar uma frase que resuma a participação da Ju no BBB essa frase seria, "Respeito as diferenças". Nunca uma pessoa traduziu tão bem essa frase em ações dentro de big brother. Um programa onde foi marcado pela luta de classes sociais, Juliana era a menina rica que já havia morado em Paris, Miami, Nova York. Ja Havia rodado o mundo todo e tinha caido de para-quedas no big brother brasil. O mais natural nessa luta de classes seria a Ju se deslocar imediatamente para o grupo dos "riquinhos", mas não foi o que acabou acontecendo. E mais natural ainda seria se os "riquinhos" até por terem uma bagagem cultural muito maior se sentissem num nivel superior, e isso aconteceu.
Algumas das frases ditas pela casa mostram isso: "Não suporto gente burra", "Burrice me dá raiva",..e varias coisas do genero. Juliana foi de uma tolerancia fenomenal. Não deixava nunca de lado suas roupas de grife e seus perfumes mega caros de
lado, mas tambem nao deixava seu senso de justiça.
Juliana construiu sua historia dentro do big brother por si mesma. Namorou, brigou, fez barraco quando achou que devia fazer, teve calma quando precisou, foi amiga e venceu 5 paredões. Perdeu o paredão para a Cida no fim do jogo, porque o publico queria fazer justiça social num bbb marcado por essa luta. Mas sinceramente, na minha opinião, a vencedora do BBB 4 tem nome e sobrenome, Juliana Lopes.